3.9.10

Sobre porque eu deveria pensar duas vezes antes de adquirir algo

Escrito por Ana Mora às 16:18

Vamos falar hoje sobre um papo chato? Mentira, não é chato não. Depois que você aprende o básico você começa até a se interessar e achar bacana, afinal de contas, é um bem que você está fazendo à você mesmo: guardar dinheiro!

Eu sei que é complicado para nós, meras consumistas descontroladas, começar a segurar a grana no bolso (ou melhor dizendo, no cartão de crédito e no paypal...) mas tudo são hábitos e hábitos são adquiridos. Acabar com o hábito de comprar tudo o que vemos em promoção, liquidação, com desconto, ou só porque são em dólares (e são mais baratos tecnicamente) é algo que tem de ser feito dia-a-dia, como uma dieta, por exemplo.

Vou explicar através de um exemplo =D 



Em um belo dia de outono, você está visitando um site, um shopping ou qualquer coisa onde algo valha dinheiro (até na igreja a gente deixa dinheiro, cuidado!), e você se depara com um produto mara, que você precisa tipo assim, AGORA! Seus olhos brilham, seu coração acelera, você olha melhor e vê que...TÁ COM DESCONTO! "Uhuuu agora vai", você pensa. Mas espera aí, você está com tanta grana sobrando assim que já vai deixando o dinheiro em qualquer lugar que te deixe contente? Em qualquer lugar que apresente um produto que você não precisava, mas por ser lindo e estar com desconto, de repente, você precisou? 

Vamos abordar o produto de uma forma diferente, vamos analisar as características macroambientais do nosso alvo. Vamos enfrentar o capitalismo exagerado dessa nossa sociedade só um pouquinho? Será que comprar apenas o que nós precisamos não é o suficiente? Não vai ajudar o mundo a ser mais sustentável? Não vai deixar de tornar ricos os mega empresários mundiais? 

Claro que vai. A vida é feita de experiências e satisfações. Orgulhos e momentos. Ficarei satisfeita ao comprar um blush novo pra minha coleção, mas será que quando eu comprei os outros 30 que eu tenho, eu também não pensei a mesma coisa? Será que essa satisfação nunca é plena, é só momentânea, e dura somente o tempo que eu vou ter entre adquirir algo e usar esse algo pela primeira vez?

Pode ter certeza que depois de um mês no máximo esses produtos que a gente compra acabam largados em algum canto de uma maleta, penteadeira, guarda-roupa... Agora, aqueles que nós precisamos realmente, nós utilizamos muito mais, na maioria das vezes até acabar (olha que isso é raro hoje em dia!).

Isso não é uma crítica a ninguém, afinal cada um que cuide do seu dinheiro. Eu só acho que a gente devia pensar mais antes de adquirir as coisas. Pensar um dia, uma semana, um mês... E se depois disso ainda estivermos realmente dando falta daquele produto, aí sim podemos comprar. Devemos tentar evitar os impulsos, a fim de salvar nossos bolsos.

Pra quem quiser, existe o blog da Thais Aux, o Hoje eu não comprei. Ela aborda lá esse tipo de assunto, de uma forma clara e objetiva, sem ser chata, apenas fazendo a gente refletir um pouco.

PS: Ah, pra quem acha que eu estou sendo hipócrita por estar escrevendo esse post e logo abaixo vocês verem um monte de indicação de loja pra comprar, eu digo que só escrevi este post porque eu mesma estou me achando sem limites. Eu estou abusando demais, comprando um monte de coisa que vejo por aí, e só acumulando, porque não há rosto/corpo/pé que utilize tudo o que eu adquiri nos últimos tempos! E isso tudo, surgiu de um "hábito", que eu prefiro dizer no meu caso que é "mania" de comprar impulsivamente, que adquiri depois do boom das lojas onlines. É, ele me atingiu. Antes eu tinha preguiça de ir nas lojas, heuhe.

Eu não pretendo mudar a cabeça de ninguém, sabe. É só um desabafo. Talvez mais gente se sinta como eu. Talvez mais gente esteja perdendo o controle. Talvez as pessoas queiram conversar sobre. É só por isso que eu escrevi.

Bom feriado, girls :)


8 comentários:

Lay Rosa on sexta-feira, 03 setembro, 2010 disse...

otimo post!parabens
bjus

MeninaBr on sexta-feira, 03 setembro, 2010 disse...

ótimo blog! tô aqui direto, adoro
já estou te seguindo no twitter
Beijo

Nanna Barbieri on sexta-feira, 03 setembro, 2010 disse...

É que tem umas coisas tão mais baratas que eu me empolgo mesmo! Mas agora acho que estou mais sussa em relação a comprinhas...
Mas ás vezes (principalmente na TPM) eu surto e saio comprando tudo pela net! hahahha
BjoO

Mariana Machado on domingo, 05 setembro, 2010 disse...

Olá!
Blog muito bom!
Realmente, não são todos que conseguem economizar, mas não é hipocrisia postar isso aqui não.
Se você indica lugares onde gastar dinheiro, uma dica sobre o melhor modo de se fazer isso vem bem.

juliana g. on domingo, 05 setembro, 2010 disse...

Bom post Ana, faz parar pra pensar mesmo. Eu ando comprando muito e na maioria das vezes acabo arrependida e pensando: podia ter guardado esse dinheiro.
Acho que está na hora de fazer uma pausa no bolso.
=)

juliana g. on domingo, 05 setembro, 2010 disse...

Bom post Ana, faz parar pra pensar mesmo. Eu ando comprando muito e na maioria das vezes acabo arrependida e pensando: podia ter guardado esse dinheiro.
Acho que está na hora de fazer uma pausa no bolso.
=)

lauren carney on domingo, 05 setembro, 2010 disse...

sighs!
i enjoy swooning over your lovely pictures!
they are all kinds of fancy!
thanks for sharing them with the world!
<3

Carol on domingo, 05 setembro, 2010 disse...

perder o controle é sempre muito fácil né, ainda mais quando a maioria das lojas está em liquidação e parece que os preços são imperdiveis.. cansei de comprar coisas que ficaram paradas no meu guarda roupa mas que no momento eu achei que super precisava! Já faz um tempo que eu tomei consciência de que não posso ficar gastando assim, que esse dinheiro muitas vezes parado no guarda roupa pode ser utilizado com coisas que possam me trazer mais beneficios.. e nossa tá funcionando, haha! compro só o vejo que preciso mesmo, peças bem dentro do meu estilo, que eu preciso e que combinem com bastante coisa que eu já tenho, não caio mais no " vou comprar porque tá barato" haha o barato fica muito caro quando fica lá sem uso! Achei super legal você expor sua opinião aqui no seu blog, tem pessoas que acham que que fala de moda está incentivando o consumismo, mas nada a ver, nós trazemos opções e mostramos o que tem de legal no mercado, agora cabe a cada um comprar o que realmente precisa e que vai ser utilizado mesmo :)
adorei seu blog! beijos

Postar um comentário

 

Mini Bureaux Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos