18.5.10

Selagem térmica capilar - Caseira

Escrito por Ana Mora às 18:17
Não é que eu seja absurdamente pobre, nem extravagantemente rica, mas eu simplesmente gosto de algumas coisas do meu jeito, e assim, prefiro fazer eu mesma do que ficar gastando rios de dinheiro em salão de bobeira. Afinal de contas, tem coisas que acabam não dando certo mesmo...

E depois que eu entrei no banco eu coloquei na minha cabeça que eu quero GUARDAR. Juntar dinheiro para num futuro, não faltar, e também pra gastar com as coisas que o futuro me promete =D Hahaha. Não passo vontade com as coisas que eu quero, mas sempre avalio se o que eu quero, é também minha necessidade no momento. Ou seja, não vou gastar rios de dinheiro em um Xbox sendo que não tem ninguém pra jogar comigo, ou porque eu não fico em casa para jogar também. (Mentira! Pai, me dá um Xbox?! hehehe)

Assim, desenvolvi uma série de técnicas, que visam sempre a economia pessoal e doméstica também. Hoje, vou mostrar para vocês, como faço uma selagem térmica.

A selagem térmica serve, para "grudar" os ingredientes benéficos no fio e deixá-lo mais fortalecido e hidratado. Em tese, ela promete as mesmas coisas que a escova progressiva, mas como é feita de forma "econômica" e "caseira", com produtos dignamente de farmácia e afins, ela dura menos. Mas mesmo assim, seus cabelos devem ficar sedosos e macios!

Resolvi fazer um antes e um depois, com o meu próprio cabelo servindo como cobaia. Há!

Eis o ditocujo, antes disso tudo:



Desde que eu tirei o vermelho do meu cabelo, ele anda uma CACA. Tá super sem noção, só sabe discutir comigo, e continua encrencando que quer o vermelho de volta. Mas dá pra ver que ainda tem vermelho, o castanho que eu usei para cobrir, deixou ele com uma cor mais esquisita ainda, entretanto, ficou natural (pelo menos é o que as pessoas dizem). 


Então o cabelo está ressecado e caindo horrores. Como vamos resolver, dona Ana?

É simples! Além de hidratações semanais, e uma cauterização mensal, a selagem pode ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias. E eis o que precisamos para fazê-la: 

- Shampoo Anti -Resíduos 
- Queratina líquida (pastosa também pode ser)
- Ampola semi di lino (Azul da Alfaparf ou a Powerdose da L'oreal!!!)
- Creme reconstrutor 
- Chapinha que possa ser utilizada em cabelos molhados
- Bepantol
- Um pote (!!)

Todos esses produtos são relativamente baratos, e úteis.

Modo de fazer:

Passo 1: Primeiro, você vai lavar o seu cabelo 2 ou 3 vezes com o shampoo. Seque um pouco com a toalha, só para tirar a umidade. 

Passo 2: Separe o cabelo em mechas. Pegue a ampola azul, abra e coloque um pouco do líquido na palma de sua mão. Esfregue as duas mãos, para deixar o produto quente. Vai formar uma espuminha. Passe nas mechas, massageando, e sem chegar na raiz. Deixe descansar por 10 minutos.

Passo 3: SEM enxaguar o cabelo, aplique no mesmo uma combinação divertidíssima de bepantol + creme reconstrutor + queratina. Eu sempre coloco uma ampolinha de queratina + 3 tampinhas de bepantol + quanto de creme baste para o meu cabelo. Passe, bem bonitinho, mecha por mecha, puxando bastante o cabelo, e esquentando o produto. Não deixe ficar melecado, passe o necessário para aquela quantidade de fios. 

Passo 4: Penteie, e aguarde de 30 a 40 minutos.


Passo 5: Aqui é que começa o terror! Heheh. Pegue a chapinha e passe no cabelo, sem dó, mecha a mecha, 5 vezes em cada, esticando bem. (Obs: na minha chapinha pude observar que ficou um certo acúmulo de creme, então eu estava com uma toalhinha do lado para dar uma limpada nela, pra evitar sujeira em excesso.). Passe a chapinha em todo o cabelo.


Passo 6: Espera o cabelo esfriar naturalmente.


Passo 7: Quando ele estiver sequinho, enxague-o com água fria.


Passo 8: Passe um selador de cutícula mecha à mecha (ou um condicionador muito bom!), e deixe agir por 15 minutos. 


Passo 9: Não enxague muito, apenas tire o excesso de água com uma toalha e faça uma escova no cabelo, seguida de chapinha. Assim, finalizamos a selagem térmica capilar =)


PS: Vale lembrar que isso é testado no meu cabelo e das minhas amigotas, só.


Depois disso tudo, o meu cabelo ficou assim:



Ficou mais soltindo; com um leve ondulado, e mais consistente!! Adoro =)

Às vezes eu acho que esse trabalho todo não vale a pena. Mas quando é pra recuperar o que tá perdido há muito tempo, eu acho que vale o esforço sim, afinal de contas, isso não é algo que precise ser feito SEMPRE né... :)







8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa ficou lindo ana porem ja ouvi falarem que devemos fazer com a chapinha de porcelana vc fez com ela....

Anônimo disse...

muito legal seu blog....amei essa materia da selagem caseira...luciana, mt

Anônimo disse...

Fiz hoje aqui.. tô no processo da lavagem! Vamos ver :) hahaha

Anônimo disse...

Amei,tenho usado a ampola de semi de lino a um tempinho, tem um efeito muito bom nesse meu cabelo rsrs...tbm já fiz a selagem em salão, foi ótima,mas to sem grana,então amanhã msm vou fazer com bepantol aqui em ksa.

Anônimo disse...

nooossa seu cabelo ficou lindo,parece q a cor reviveu.rsrs Eu tbm comprei alguns destes produtos ficou faltando apenas o tal "semi de lino" será que posso substituí-lo por uma ampola de vitamina A,E e silicone?

Anônimo disse...

vou tentar...

Mônica Suñer on sábado, 18 fevereiro, 2012 disse...

Copiei a receita. Obrigada! Bjs

Anônimo disse...

O Bepantol é a pomada?

Postar um comentário

 

Mini Bureaux Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos