11.5.10

Inverno 2010 - Macrotendências na prática

Escrito por Ana Mora às 20:10
Muitas coisas guiam e influenciam a moda que usamos no dia a dia, tanto as peças em si (o design, o acabamento, as cores) quanto o estilo das mesmas (a junção das peças e a imagem que passamos). 

Nos estudos de moda, chamamos algumas dessas "coisas" de macrotendências, que são uma espécie de "normas" que regem o comportamento humano no geral, aliadas a outras coisas que não são individuais, mas que se aplicam à uma sociedade inteira. São uma espécie de dogma do comportamento humano, incontestáveis verdades reproduzidas à exaustão com o intuito de estabelecer um mapa indicativo do melhor caminho até o cerne do pensamento de cada um de nós. O problema é que assim como ajudam a prever reações, as macrotendências têm como efeito colateral a capacidade de criar costumes, invertendo sua relação natural de causa e conseqüência.(Bruno Medina)

Assim, em 17 de junho de 2009, o blog Persona Consultoria de Moda apresentou algumas macrotendências que foram previstas pela WGSN. Estas, influenciariam as criações dos produtos que utilizaríamos neste inverno. Um vídeo das macrotendências pode ser vizualizado aqui.

Com esta postagem, pretendo mostrar à vocês como essas coisas são previstas, e como elas realmente acabaram influenciando a moda (e não somente a moda!) que estamos utilizando hoje. Vamos lá?

A primeira macrotendência apontadas foi a emotive: "À medida que questionamos o que constitui o luxo, percebemos que trata-se menos sobre ter e mais sobre a experiência. Abraçamos a criatividade simples, o design humilde e talentos despretenciosos. A colaboração e a conexão emocional são vitais para engajar o consumidor em um novo nível."

E o que temos visto atualmente que transformam essa tendência em algo que tornou-se verídico? O luxo em questão virou vintage. As roupas que nossas mães e avós usavam tornaram-se sinônimo de bom gosto e admiração; os produtos artesanais, como crochês e alfaiatarias estão com tudo! A cartela de cores é bem neutra, com cinzas, cor-de-pele, nudes, off-white, marrons, branco e preto. Estampas floridas, relembrando o bucólico também estão em praticamente todas as vitrines.

Camisa Vintage + Carteira Vintage


Vestido florido de babados... "o bucólico"


Marrom, cinza, nude... o cinto com ar 50's e o camafeu


Crochê e cintura alta, acessórios grandes e pesados


Blusão de Crochê em cor neutra



A segunda macrotendência é a inventive:  "A ciência e a arte se unem para trazerem invenções pioneiras à vida. Uma junção de desordem mecânica, referências históricas e materiais inesperados criam uma estética inovadora. Inspire-se na criatividade e na auto-expressão rebelde que vem de uma vida de extremos."

Essa tendência nos aponta a inovação em conjunto com uma certa rebeldia. É aquela pessoa que está cansada de conformismos, de como a sociedade está se vestindo. Quer inventar, utilizar materiais novos, colocar coisas em lugares nunca dante pensados.  Os rebites em cintos, bolsas, pulseiras, roupas... As cores fortes do preto, vermelho, azul marinho, jeans estonado, cinza escuro.. As estampas geométricas, os rasgos em calças, meias e camisetas. As combinações improváveis... tudo num mesmo look.

Couro + Jeans + Estampa de Onça + Meias acima de ankle boots


Calça saruel com barra ajustada e casaco com ombreiras, texturas e cor de tijolo


Calça saruel + ankle boots de plataforma no estilo militar


Mix de cores e estilos: gravata com camisa xadrez, jeans estonado, moleton, calça jeans ajustada e botas no estilo cowboy


Barra da camiseta totalmente desgastada


Meias rasgadas e desfiadas + coturno + vestido com estampa de flores + maxijóias


E por último mas não menos importante, temos a macrotendência chamada useful: "Um approach considerado é necessário para encontrar soluções práticas para um mundo funcional. Celebre o conhecimento, a cultura do aprendizado e o valor das ideias. Reconsidere o conceito do básico à medida que nosso desejo pelo básico aumenta."

O mundo passa hoje por um período mais apreensivo. Diversos desastres naturais estão ocorrendo mundo à fora, há a preocupação com a manutenção do planeta e também com os hábitos de quem o reside. O excesso, o luxo ostentatório, como já vimos na primeira macrotendência, está em baixa. O básico agora é a moda. A reutilização, a criação de novas tecnologias... tudo isso acaba tendenciando a moda para um lado mais simples, mas ao mesmo tempo, rebuscado. 

Aqui, as cores são preto, branco e cinza. O que chama a atenção mesmo são os detalhes, de bolsas e bijuterias. Peças douradas são básicas, todo mundo sabe que não é ouro mesmo. Listras, estampas bem pequenas. Looks monocromáticos, bolsas pequenas à médias. Pouco chamariz. Quer ver? =)

Bolsa estilo Chanel + calça jeans skinny + camiseta branca e casaco preto. Básico.


Bolsa de matelassê, tênis, calça jeans, moleton. Básico.


Calça jeans,camisa, jaqueta de couro e bolsa pretas. Look monocromático e básico.

Calça jeans + camiseta listrada com casaco. Básico.

Look monocromático + Casaquinho listrado. Básico.


*Vale lembrar que todas as fotos postadas aqui, saíram da PRIMEIRA PÁGINA do lookbook. E não, não foi uma puta coincidência. Infelizmente as coisas sempre tendem pra algum lugar, e as mídias sempre sabem para onde... Ou seja, nada de surpresas para quem trabalha com isso, é tudo muito bem verificado já antes... =)


2 comentários:

Anônimo disse...

qual é o nome da 9ª modelo??

Anônimo disse...

eae blz??
gostaria de saber como é o nome da dii cabelo bem curtinho
é uma menina??

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